As ruas desse lugar….

As ruas das setecidades aqui do ABC não são nenhuma Av. Paulista, e nenhum tapete para ser cortado por um aro 700, com um pneu 700×23. Santo André tem buraco que não acaba mais. Ruas irregulares e asfalto em frangalhos, não é privilégio apenas de Santo André. Se cruzar Mauá e Ribeirão Pires chegará logo nos primeiros pedais a esta conclusão. Andar no meio fio com uma fixa, em ruas assim, em minha modesta opnião, pode levar facilmente a entortar seu aro ou mesmo, levar a uma queda. Fora, vários destroços de construções, pedras, e outras dádivas que podem ser encontradas nas beiras das maiores avenidas que cortam estas cidades.

Em São caetano, particularmente, gosto bastante de andar pela Av. Góias, e  a considero no ABC, um tapete. Mas, geralmente apenas a uso como via, até chegar a ela tem muitos obstáculos. Passando dela, existem mais. Mas não se engane, existem mais “ruelas” que tapetes nas setecidades.

No entanto, ainda vejo terreno para uma fixa ser um veículo de transporte simples, ecológico e prazeroso para cortar as vias destas cidades. Alguns cuidados, a serem levados em consideração, podem ser tornar tão rotineiros que você nem percebe que esta numa descida íngreme em cima de uma bike sem freios, com um velocidade considerável. Corredores de motos, são ainda tão mais chamativos.

Capacete e luvas, em minha humilde opnião, são essenciais. Conhecer sua fixa, e ter uma pequena ideia do terreno que esta pegando, é aconselhável. Se tiver medo, ande pelas ruas que conhece depois, aos poucos, vai alternando até perceber que sim: sua fixa pode andar nestes lugares.

No inicio fique esperto com as lombadas, vai perceber que aqui no ABC, elas tem tamanhos diferentes, principalmente quando se afastar mais do centro e entrar nos bairros. Mas, se desejar sentir um pouco de um tapete embaixo de seus pneus, passe por cima de uma faixa de travessia de pedestres. A sensibilidade que uma bike dessas lhe desperta, faz perceber melhor os lugares por onde passa.

Os postos de gasolina são bem bacanas se deseja dar um skid apenas para esquentar a perna. Mas tome cuidado com aqueles beirais no chão que escoam água ou gasolina, que todo posto tem. Um lembrete também, é que aqui no ABC, nos centros de algumas cidades, os bueiros são diferentes e alguns são vazados. Sua roda pode ficar ali, já vi muitos cilistas voarem de suas bikes por causa disso.

Um outro ponto é, sem freios, olha o terreno que está para dar um skid. Isso pode parecer tolice, mas como disse, são raros os tapetes aqui no ABC, e as ruas são um pouco ásperas e “buraquentas”, e podem segurar sua roda em vez de deixa-la deslizar. Uma solução que uso nesses casos é  o “skid stop” como alternativa.

Dias chuvosos são bem atraentes para mim. Terreno molhado é muito bacana andar, o clima, a paisagem, tudo muda, diferente de um dia de sol. Apenas seja mais prudente, que a natureza cuida do resto.

Particularmente não gosto de estar com mp3 ou algo que tampe minha visão ou ouvidos, gosto de sentir o ambiente e prestar atenção ao que se passa. Se gosta de pedalar ouvindo um som, sugiro que desenvolva bem seus demais sentidos.

Bom, essas são algumas de minhas experiências aqui no ABC . Você pode pedalar tranquilo uma fixa nestas setecidades. Eu pedalo e a uso como meio de locomoção! Mas, são poucas as fixas que vejo por aqui. A dica que fica é, conheça sua bike, seu “pedalar”, que o terreno não pode te assustar.

Para quem não conhece:

Skid Stop -> http://www.youtube.com/watch?v=ewhWYqqIXb0

Skid -> http://www.youtube.com/watch?v=7xq-pPJRREo&feature=related

Anúncios
Esta entrada foi publicada em ABC. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para As ruas desse lugar….

  1. LuisMarta disse:

    Parabéns,

    Para quem esta começando a pedalar são dicas úteis. Se você estiver acima do peso é legal andar com o pneu bem cheio para evitar ao máximo aquela “barriguinha” no pneu, pois com ela se você pegar um buraco ou mesmo a ponta da calçada pode acontecer de “morder” a camera de ar e você ficar na rua com um pneu furado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s